quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Parte dos 144.000 passa ou não, pela morte?




Segundo o que está escrito, todos os que morreram fiéis à tríplice mensagem serão selados para fazerem parte deste grupo de 144.000. 

Relembraremos algumas passagens que atestam de forma irrefutável esta verdade. Vejamos:

“E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.” Apocalipse 6:11.

Sendo que, segundo a inspiração, o único número de salvos que se completa é o dos 144.000, a Bíblia diz que alguns desse número iriam ser mortos. É bom lembrar que, depois que se completar este grupo, a porta da graça se fechará, e começará o derramamento das sete últimas pragas, as quais serão derramadas sobre aqueles que são cumplices ou participantes da morte dos fiéis durante a história da igreja. Neste tempo, o sangue dos fieis será vingado, segundo Apocalipse 6:10-11.

Outro texto também diz:


“E quando estávamos para entrar no templo, Jesus levantou Sua bela voz e disse: ‘Somente os 144.000 entram neste lugar’, e nós exclamamos: ‘Aleluia’!”.
“Esse templo era apoiado por sete colunas, todas de ouro transparente, engastadas de pérolas belíssimas. As maravilhosas coisas que ali vi, não as posso descrever.  Oh!  Se  me  fosse  dado falar a língua de Canaã, poderia então  contar  um  pouco  das  glórias  do  mundo  melhor.  Vi lá mesas de pedra, em que estavam gravados com letras de ouro os nomes dos 144.000. Depois  de contemplar a beleza do templo, saímos, e Jesus nos deixou e foi à cidade”.[1]

Perceba que quando Jesus disse que somente 144.000 é que podiam entrar no templo, Ellen White entrou! Logo, ela faz parte também dos 144.000. Veja que ela diz ter saído de dentro do templo e que apenas 144.000 entrariam ali. Sendo assim, sem dúvida que ela faz parte desse número de selados.

“Talvez eu viva até a vinda do Senhor; se assim não for, porém, confio  que  seja dito a meu respeito: ‘Bem aventurado os mortos que dede agora  morrem  no  Senhor.  Sim, diz o espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas  obras  os  sigam’ . Apoc. 14:13”.[2]

Veja que a esperança de Ellen White é que fosse dito a respeito dela:  ‘Bem aventurado os mortos que dede agora  morrem  no  Senhor.  Sim, diz o espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas  obras  os  sigam’. O que significa isso?

“Mas enquanto olhava com grande interesse, notou a assembléia dos que guardam  os mandamentos de Deus. Tinham na testa o selo do Deus vivo,  e  disse:  ‘Aqui  está  a  paciência dos santos: Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. E ouvi uma voz do Céu, que me  dizia:  Escreve:  Bem-aventurado  os  mortos  que  desde  agora  morrem  no Senhor. Sim, diz o espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam’”.[3]

Note que àqueles a quem estas palavras: ‘Bem aventurado os mortos que dede agora morrem no Senhor. Sim, diz o espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam’, são dirigidas, têm na testa o selo do Deus vivo, fazem assim parte do número dos selados. O texto seguinte confirma também este fato:

“Em  nossa  Terra  vivem  homens  que  passaram  dos  noventa   anos   de   idade.  Os resultados naturais da velhice se fazem notar em sua debilidade. Mas eles crêem  em   Deus,  e  o Senhor os ama. O selo de Deus  está  neles,  e  se  encontrarão  entre  aqueles  a  cujo  respeito  o Senhor disse: ‘ Bem-aventurado os mortos que desde agora morrem no Senhor’”.[4]

Dois fatos importantes: 1°: O texto de Eventos Finais mostra mais uma vez que estas palavras: ‘Bem aventurado os mortos que dede agora  morrem  no  Senhor.  Sim, diz o espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam’, são contados fazendo parte dos 144.000, já que eles têm o selo de Deus. 2°: Estas pessoas, que nos dias de Ellen White já tinham mais de noventa anos já morreram, e, no entanto, são contados com o número de selados. A Revista Adventista citada a seguir, nos dá exatamente esta explicação:

Por que são bem aventurados? – Porque, além de escaparem a todas as pragas, ressuscitam na atrás dita ‘ressurreição especial’ e vão usufruir das  bem-aventuranças  dos 144.000”.
“Assim, escapando aos perigos através dos quais os restantes 144.000  passam,  ressuscitam  e partilham com estes no seu final triunfo na Terra, e com eles ocupam  seu  proeminente  lugar  no reino”. [5]

Acredito não haver mais dúvida de que os pioneiros e todos os que morreram na mensagem do terceiro anjo são contados com os 144.000 e que fazem parte desse grupo. Mas vejamos mais algumas explicações:

“W. C. White acerca de E. G. White:
     “Vamos à pergunta: Ensinava a irmã White que aqueles que morreram na mensagem desde 1844 e de quem é dito: ‘Bem aventurado os mortos que  desde  agora  morrem  no  Senhor’, serão membro dos 144.000?
     “Posso assegura-te, irmão, que essa era a crença e o ensino de E. G. White. Muitas vezes eu a ouvi fazer declarações com esse efeito e tenho em meu poder uma carta ao irmão Hastings, que é mencionado à página de Life Sketches, na qual ela  diz  claramente  que  a  esposa  dele,  que havia falecido recentemente, seria membro dos 144.000.   [6]

Leia com muita atenção o próximo texto:

“Quase não sei o que lhe dizer. A notícia do falecimento de sua esposa foi para mim avassalante. Quase não o pude acreditar, e ainda agora dificilmente acredito. Deus, na noite do Sábado passado, deu-me uma visão que escreverei...
Vi que ela estava selada, e a voz de Deus ressurgiria e se ergueria sobre a terra, e estaria com os 144.000. Vi que não precisamos chorar sobre ela; ela repousaria durante o tempo de angústia, e tudo que pudéssemos lamentar seria nossa perda de ficar privados de sua companhia. Vi que seu falecimento redundaria em bem”.[7]

Percebamos bem que, uma irmã que havia falecido, morrera selada, e ressuscitará à voz de Deus. Isto é muito importante, porque a ressurreição de todos os que fazem parte dos 144.000 é feita pela voz de Deus e não pela voz de Jesus, em sua segunda vinda. Adiante veremos isto com mais detalhes. Para fortalecer a ideia de que esta irmã é realmente contada como o número dos 144.000 selados, diz a mensageira do Senhor que ela estaria com os 144.000, o que significa claramente que ela fará parte desse grupo. Três fatos provam isto de forma incontestável:

1°: Ela estava selada. Sabemos que apenas 144.000 são selados.
2°: Ressurgirá apenas na voz de Deus. Sabemos que, dos salvos, apenas os que fazem parte dos 144.000 é que ressuscitarão à voz de Deus.
3°: Claramente é dito que ela estará com os 144.000 o que significa que ela faz parte deste grupo.

Ou seja, todo o texto e contexto mostram claramente a verdade sobre o assunto de que os que já morreram, ou que os pioneiros do movimento adventista que permaneceram leias a verdade, fazem parte dos 144.000!

Agora, reflita sobre o próximo texto:

“Se há ainda alguma dúvida quanto a serem os ‘guardadores do Sábado ressuscitados’ numerados com os 144.000, considere-se o seguinte, das palavras da irmã White em 1909. Na conferência geral de 1909, o Ancião  Irwin  foi  acompanhado  por  um  estenógrafo numa  visita  a  irmã  White.  Ele  desejava  fazer-lhe  e  ter  uma  cópia  exata  das  palavras   das respostas. Entre outras perguntas, havia esta: ‘estarão entre os  144.000  os  que  morreram  na mensagem?’ Em resposta, a irmã White disse: Oh, sim, os que morreram na fé estarão  entre os 144.000. É-me claro este assunto. Estas foram  as  exatas  palavras  de  pergunta  e  resposta conforme o irmão Irwin me  permitiu  copiar  do  seu  relatório  taquigráfico.”[8] 

Em determinada ocasião Ellen White foi bem enfática:

“Outra ‘supressão’ reza assim: Bem, louvado seja o Senhor, irmãos e irmãs, esta é uma reunião extraordinária para os que tem o selo do Deus vivo”.
“Não há nada que não sustentemos  ainda.  Referências   a   nossas   obras   publicadas mostrarão nossa crença de que os vivos justos receberão o selo de Deus antes do  fim da  graça; também que eles fruirão honras especiais no reino de Deus”.[9]

Esta passagem mostra claramente que a obra do selamento de apocalipse 7 era, nos dias de Ellen White, um realidade em ação. Nesta reunião, mencionada no texto citado atrás, ela menciona que alguns já haviam recebido o selo de Deus naqueles dias. Devemos ter sempre em mente que sempre que a irmã White menciona “o selo do Deus vivo” ela o faz pensando na obra de apocalipse 7.

“Pedi ao meu anjo assistente que me deixasse ficar ali. Não podia suportar o pensamento de voltar a este mundo tenebroso. Disse então o anjo:
“- Deves voltar e, se fores fiel, juntamente com os 144.000 terás o privilégio de visitar todos os mundos e ver a obra das mãos de Deus”.[10]

Este texto enfatiza que todos aqueles, incluindo Ellen White, se fossem fiéis à mensagem, seriam contados com os 144.000!

Os dois próximos textos, retirados de uma revista adventista mostram claramente, contrariando pensamentos humanos, que alguns membros dos 144.000 passarão sim pela morte: 

“Muitos dos incluídos nos 144.000 já morreram ou morrerão...”[11]

“O Espírito de Profecia diz-nos: ‘Muitos – dos 144.000 – irão para descanso antes  que venham as terríveis provas do tempo  de  angústia  sobre  o  mundo’”. – Counsels on Heath, pág. 375.”[12]

Desejamos agora fazer uma comparação interessante. Desejamos comparar dois textos que mostram claramente que parte dos 144.000 passam pela morte. O primeiro diz:

“Tudo parecia desviado de seu curso natural. Os rios deixavam de correr. Nuvens negras e pesadas subiam e batiam uma nas outras. Havia,  porém,  um  lugar  claro  de  uma  glória  fixa, donde veio a voz de Deus, semelhante a muitas águas, abalando  os  céus  e  a  Terra.  Houve  um grande terremoto. As sepulturas se abriram e os que haviam morrido na fé da mensagem  do terceiro anjo, guardando o Sábado, saíram de seus leitos de pó,  glorificados,  para  ouvir  o concerto de paz que Deus deveria fazer com os que tinham guardado a Sua lei.
“O céu abria-se e fechava-se, e estava em comoção.... E,  falando  Deus  o  dia  e  a  hora  da vinda de Jesus e declarando o concerto eterno com seu povo, proferia  uma  sentença  e  então silenciava, enquanto as palavras estavam a repercutir pela Terra”.[13]

Desejamos chamar a atenção para o fato de que o concerto de paz será feito apenas depois da ressurreição especial. Os salvos que morreram fiéis à mensagem ressuscitarão para ouvir o concerto de paz e o dia e hora da vinda de Jesus. Mas, perceba no texto seguinte do mesmo livro que, quando Deus faz o concerto de paz, anunciando o dia da vinda de Jesus, depois da ressurreição especial já feita, o número total de santos vivos, para esperar Jesus voltar, é apenas de 144.000:

“logo ouvimos a voz de Deus, semelhante a muitas águas, a qual nos anunciou o dia e  a hora da vinda de Jesus. Os santos vivos em número de 144.000, reconheceram e entenderam a voz...”.[14]

Para entendermos melhor, façamos uma comparação: Suponhamos que 144.000 não passam pela morte. Neste caso, quando ocorrer a ressurreição especial, quanto seria o número de salvos ou santos a viver um pouco antes da segunda vinda de Jesus? Logicamente, um número maior que 144.000, pois que 144.000 já estavam vivos, e mais os que ressuscitaram na ressurreição especial, somariam um número superior a 144.000, sem dúvida. Mas, vejamos que depois da ressurreição especial o número total de santos vivos são 144.000. Ou seja, na verdade apenas parte do número dos 144.000 é que estarão vivos antes da ressurreição especial e outra parte estará na sepultura. Quando ocorrer a ressurreição parcial então é que o número ficará completo. Digamos que existam 44.000 salvos que fazem parte dos 144.000 mas que estão mortos, e que 100.000 serão os que estarão vivos a contar do fechamento da porta da graça até a ressurreição especial. Quando ocorrer a ressurreição especial estes 44.000 ressuscitarão, somados com os 100.000 vivos, teremos o total de 144.000 santos vivos a esperar Jesus voltar. Exatamente isto é o que estes dois textos citados acima querem nos mostrar. Esta quantidade de 44.000 mortos, relembrando, é apenas ilustrativa para facilitar a compreensão, de sorte que não sabemos quantos já morreram e nem quantos estarão mortos e que ressuscitarão na ressurreição especial para completar o grupo de 144.000. Acreditamos que os textos citados e estudados são mais que suficientes para entendermos que os pioneiros adventistas fiéis à mensagem serão contados com os 144.000, fazendo parte desse seleto grupo e que estarão vivos quando Jesus voltar!


Para maiores informações, entre em contato: cristiano_souza7@yahoo.com.br





[1] White, E. G. Primeiros Escritos, pg. 19. Casa Publicadora Brasileira. 
[2] White, E. G. Mensagens Escolhidas Volume I, pgs 55, 56. Casa Publicadora Brasileira.
[3] White, E. G. Testemunhos Seletos Vol. II, pg. 370. Casa Publicadora Brasileira.
[4] White, E. G. Eventos Finais, pg. 191. Casa Publicadora Brasileira.  
[5] Revista Adventista - Agosto de 1971Smith, Urias. As Profecias do Apocalipse, pg. 302.
[6] White, W.C. Carta datada de 18 de Abril de 1929.
[7] White, E. G. Testemunhos Seletos Vol. II, pg. 263. Casa Publicadora Brasileira.
[8] Questions on the Sealing Message, 17. Mensagens de Deus ao Povo do Advento, folheto 9 pgs. 6,7.
[9] White, E. G. Mensagens Escolhidas Volume I, pg. 66. Casa Publicadora Brasileira.
[10] White, E. G. Vida e Ensinos, pg. 99. Casa Publicadora Brasileira.
[11] Revista Adventista Agosto de 1971.
[12] Revista Adventista Agosto de 1971.
[13] White, E. G. Primeiros Escritos, pg. 285. Casa Publicadora Brasileira.
[14] White, E. G. Primeiros Escritos, pg. 15. Casa Publicadora Brasileira.








3 comentários:

Anônimo disse...

E os outros 7 bilhões de pessoas que Deus colocou nesse mundo? Os colocou para escolher 144000 e sacrificar todos os outros? Só há maus entre eles? Quanta misericórdia não?

Cristiano disse...

Aplique este seu argumento para os dias do dilúvio onde entre milhões de pessoas só se salvaram oito! Não houve misericórdia naquele tempo?

Anônimo disse...

paz do senhor Jesus Cristo esteja com vcs
gostaria de saber como só os 144000 estarão vivos na volta de Cristo, se eles são as primícias DOS VIVOS? Romanos 11: 16. E se as primícias são santas, a massa também o é; e se a raiz é santa, também o são os ramos.
outro ponto que gostaria de saber porque que no Grande conflito pg 648 relata 2 grupos de baixo das três mensagens:
no mar cristalino diante do trono...
está a MULTIDÃO dos que sairam VITORIOSOS DA BESTA DA SUA IMAGEM DO SINAL E DO NÚMERO DO SEU NOME.
sendo que o 144000 estão sobre o monte Sião com harpas cantando o cântico de Moisés?
no livro eventos finais na pág 244 diz:
não haverá NINGUÉM NO CÉU COM UMA COROA SEM ESTRELA se entrardes ali, haverá alguma pessoa mas cortes da Glória que encontrou a entrada ali POR VOSSO INTERMÉDIO....
pense um pouco: se cada salvo (144000) para ser salvo, tem que salvar 1 como só vai estar os 144000? o número de salvos só aumenta 1Timóteo 2:4 O qual deseja que TODAS AS PESSOAS SEJAM SALVAS e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (amém)
outro ponto que NÃO TENHO CERTEZA,Guilherme Miller é contado como salvo de baixo das três mensagens angelicais. como se ele não aceitou a mensagem do sábado (selo) AINDA COM A MENTE
os adventistas tradicionais (igreja grande),os testemunhosde Jeová já falaram até certo ponto ser ou pertencer aos 144000 agora temos a reforma com a mesma mensagem de ser os únicos salvos ignorando o que a Ellen g White disse sobre esse assunto no livro:
Eventos finais pg231
Não é de sua vontade (Deus) que eles se metam em discussões acerca de questões que NÃO AJUDAM ESPIRITUALMENTE,TAIS COMO:QUE PESSOAS VÃO CONSTITUIR OS 14400
Quem são as primícias dos mortos?
aqueles que ressuscitaram com Jesus, A grande multidão que é a massa certo?
e os 144000 são primícias dos vivos, qual vivos???? cadê a massa das primícias que perfazem os 144000?
não vou entrar em mais detalhes mas e os trabalhadores da hora undécimo? em fim....

acredito fielmente 100% na mensagem de Ellen G White e que o céu e a misericórdia de Deus é tão grande que vai ter mais gente em pé na ocasião da volta do nosso Eterno Salvador Nosso Deus Meu Eterno Rei Jesus
lembre-se 1Romanos 11:16
E SE forem santas as primícias da massa, IGUALMENTE O SERÁ Á SUA TOTALIDADE
Deus tenha misericórdia de nós
abraço